O Céu de Ícaro

Porque o céu de Ícaro tem mais poesia que o de Galileu

Dez filmes com aberturas inesquecíveis

Ah, como é bom assistir filmes, não é mesmo? Ainda mais quando o filme é bem feito, quando o diretor dá atenção a cada detalhe. Mas, dentre esses filmes geniais, existem alguns que se sobressaem. São aquele que conseguem fazê-lo arrepiar desde o primeiro segundo. Aqueles filmes que chamam a atenção logo na primeira cena, prendendo-o na cadeira a partir do momento em que o logotipo da produtora sai de cena.
Pensando nisso, eu e a Alexandra Del'Amore, do excelente blog Não moro em Paris criamos uma lista com as dez cenas iniciais mais memoráveis do cinema.

Veja e se arrepie também.

Cidadão Kane (Orson Welles - 1941)
clip_image002
Um império em ruínas, o cenário é sombrio e inspira mistério. Um homem repousa em seu leito, moribundo. Num último suspiro, pronuncia apenas uma palavra: “Rosebud”. Começa assim toda a trama sobre a história de Charles Foster Kane e a investigação em torno do significado de seu epitáfio enigmático. Um clássico da História do Cinema.


Bonequinha de Luxo (Blake Edwards - 1961)
clip_image004
Filme clássico com uma abertura não menos clássica, que já nos mostra a personalidade da protagonista: uma pobretona que sonha em ser rica.




Laranja Mecânica (Stanley Kubrick - 1971)
clip_image006
A abertura, a princípio, é bastante singela. Apenas uma tela vermelha envolta por uma trilha sonora bem impactante exibe os créditos iniciais do filme. Mas eis que a cena corta para o olhar maligno de Alex Delarge, encarando o espectador com uma expressão lunática ao lado de seus drugies. O afastar da câmera revela o cenário bastante excêntrico de uma leiteria ornada por uma mobília em forma de mulheres nuas. Surreal, incrível, sensacional... Horrorshow!


Apocalypse Now (Francis Ford Coppola - 1979)
clip_image008
Uma floresta vietnamita é incendiada por uma bomba de napalm. Helicópteros sobrevoam o local, intensificando o ataque. A imagem do Capitão Willard com uma expressão cansada e depressiva é projetada sobre cena, dando um toque ainda mais carregado. O tema The End, do The Doors, intensifica a atmosfera pesada que será retratada nos próximos minutos. Um clássico!


O Rei Leão (Rob Minkoff / Roger Allers - 1994)
clip_image010
Não há muito o que dizer sobre esse filme, só que essa abertura continua arrepiando mesmo depois de quase 20 anos.



Central do Brasil (Walter Salles - 1998)
clip_image012
Partimos direto para o cenário que dá nome ao filme. O vai e vem da estação é o pano de fundo para as histórias que são contadas por anônimos que se dirigem até a pequena banca onde a personagem Dora, vivida por Fernanda Montenegro, presta um serviço bastante interessante: escrever cartas para aqueles que não sabem escrever. Os depoimentos são emocionantes. A trilha suave de Jaques Morelenbaum e Antonio Alves Pinto envolve a cena e arremata uma das aberturas mais lindas do Cinema Nacional.


O Fabuloso Destino de Amelie Poulain (Jean-Pierre Jeunet - 2001)
clip_image014Uma pequena introdução à história de Amelie Poulain, desde a concepção até o nascimento, associado a acontecimentos aleatórios que, coincidentemente, também se passaram naquele mesmo instante. Em seguida, um pequeno cenário lúdico, com Amelie ainda menina, desfrutando de algumas brincadeiras simples que, certamente, também embalaram a infância de muita gente. A cena é envolvente. Por fim, a trilha sonora de Yann Tiersen deixa o ambiente ainda mais reconfortante. Lindo!


Cidade de Deus (Fernando Meirelles / Kátia Lund - 2002)
clip_image016
O filme brasileiro que mais figura em listas estrangeiras não podia ficar de fora. A clássica cena de perseguição à galinha nos leva direto ao clímax do filme, com o protagonista no meio de um potencial fogo cruzado entre policiais e bandidos. Essa situação faz com que ele “veja a vida passar diante dos seus olhos”, que é quando começa a narrativa do filme em si.


O Senhor das Armas (Andrew Niccol - 2005)
clip_image018
Um excelente filme com uma cena inicial impactante. A câmera que acompanha a bala durante todo o seu “ciclo de vida” nos mostra bem como a impessoalidade é presente no setor armamentista, onde funcionários ganham seu dinheiro honestamente trabalhando em uma fábrica nos EUA ou Europa para produzir balas que serão usadas em conflitos civis que matarão jovens na África.


Watchmen (Zack Snyder - 2009)
clip_image020
Sei que tem muita gente que odeia esse filme, mas ninguém pode negar que a fotografia e a trilha sonora são sensacionais. Some tudo isso a uma cena inicial que consegue situá-lo no tempo e no universo da história com poucas palavras e uma ótima canção de Bob Dylan, e temos uma das melhores cenas iniciais já feitas.